Conheça a Rota Sabores dos Canyons, que pretende incentivar o turismo no Sul de SC

TV Jurerê
06:00:PM - 02/Aug/2017
Conheça a Rota Sabores dos Canyons, que pretende incentivar o turismo no Sul de SC
Foto: Luiz Fernando Soares / Divulgação

02/08/2017 | 18h00

Um roteiro criado no Sul do Estado pretende fomentar o turismo e valorizar as famílias da região. A Rota Sabores dos Canyons fica na região dos parques nacionais Aparados da Serra e Serra Geral e oferece vivências em 12 propriedades da região. As atividades propostas são variadas e vão desde a degustação de produtos agroecológicos até a interação e experiências com a comunidade local.

A rota fica na cidade de Praia Grande, na parte baixa dos canyons de Aparados da Serra – como o famoso Itaimbezinho — e é resultado da união de agricultores ecologistas, empreendedores rurais e artesãos que vivem nas comunidades próximas aos canyons e aos parques. São doze famílias que aumentam seu sustento com a recepção de turistas em suas propriedades.  

O projeto é composto por experiências diferentes, desenvolvidas pelas famílias da cidade. É possível percorrer trilhas, passar por cachoeiras, sítios, casas de artesanato, experimentar a comida típica da região e restaurantes e cafés, degustar de sucos naturais, da região, conhecer a produção de chás da região, um engenho e uma cervejaria.

Atualmente, o município disponibiliza 520 leitos de hospedagem e duas novas pousadas devem ser construídas na cidade até 2018. Para a Secretaria de Turismo do município, além de ampliar as ofertas de turismo na região, a rota auxilia no futuro das famílias da região e amplia as opções de trabalho para os mais jovens. 

A rota teve início a partir de um convênio com o Ministério do Turismo em 2014. Agora passa pela fase de implantação de ações de apoio a comercialização. Por esse motivo, nesta quarta-feira, 2, será realizada uma rodada de negócios para apresentar o roteiro para as agências e operadoras de viagens de Santa Catarina. 

Fonte: DC