Dia Mundial do Meio Ambiente: conheça o aterro sanitário da Meioeste Ambiental em Candiota no RS

TV Jurerê
10:42:AM - 05/Jun/2017

Todo dia 05 de junho de cada ano é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente.

Mas, como foi definida essa data? A data foi estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 15 de dezembro de 1972, durante a Conferência de Estocolmo, que tratou do tema Meio Ambiente Humano. O objetivo principal era chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

Nesta Conferência, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) e apresentou a Declaração da Conferência da ONU sobre o Meio Ambiente, que destaca princípios que visam à melhoria da preservação do meio ambiente.

Outra finalidade da data é criar uma postura crítica e ativa em relação aos problemas ambientais existentes no planeta. Os seres humanos são os grandes responsáveis por mudanças graves no meio ambiente, como a poluição e a perda de biodiversidade. Cabe a todos criarem medidas que impeçam que os impactos atinjam de modo irreversível a Terra podendo alterar consideravelmente, o modo como se vive atualmente.

Hoje, existe uma grande preocupação em torno do meio ambiente e dos impactos negativos da ação do homem sobre ele. A destruição constante de habitat e a poluição de grandes áreas, por exemplo, são alguns dos pontos que exercem maior influência na sobrevivência de diversas espécies.

Dentre os principais problemas que afetam o meio ambiente, pode-se apontar o descarte inadequado de lixo, a falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem, consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, inserção de espécies exóticas, uso de combustíveis fósseis, desperdício de água e esgotamento do solo. Esses e outros problemas poderiam ser evitados se os governantes e a população se conscientizassem da importância do uso correto e moderado dos recursos naturais.

Em razão da importância da conscientização e da dimensão do impacto gerado pelo homem, o Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data que merece bastante destaque no calendário mundial. Entretanto, não basta apenas plantar uma árvore ou separar o lixo nesse dia, é necessário que sejam feitas campanhas de grande impacto que mostrem a necessidade de mudanças imediatas nos hábitos de vida diários.

Nesta data, ocorrem diversos eventos no mundo todo. Palestras, campanhas educativas, documentários são realizados, em vários locais, com o propósito de despertar as pessoas para esta importante questão mundial.
 
Em muitos países ocorrem acordos ambientais e definição de políticas voltadas para a proteção do meio ambiente.

É preciso agir agora, para minimizar os impactos da sociedade de hoje sobre as futuras gerações.

Aproveitamos o Dia Mundial do Meio Ambiente para oportunizar aos leitores conhecerem um aterro sanitário. Esse empreendimento está localizado no município gaúcho de Candiota (RS). Lá diariamente a empresa privada Meioeste Ambiental recebe resíduos de 24 cidades do Rio Grande do Sul.